Então, Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão.
Lucas 2:7
Confiando na História de Deus
Imagine Maria e José preparando-se para serem pais. Provavelmente eles fizeram muitas das mesmas perguntas que os futuros pais fazem hoje: o bebê é saudável? Estamos preparados para cuidar dessa criança? Temos o que precisamos? Quando teremos o bebê? Estamos prontos para o nascimento?
Perto do final da gravidez de Maria, César Augusto, proclamou um decreto que todos no mundo romano retornassem para suas cidades para um censo (Lucas 2:1-4). Isso significava que Maria e José teriam que deixar a sua casa em Nazaré para fazer uma viagem de quatro dias até Belém, a cidade de Davi, que era o antepassado de José.
Devido ao censo, as pousadas de Belém estavam cheias de pessoas que estavam fazendo sua jornada para casa. Então, quando chegou a hora, Maria deu à luz a Jesus no único lugar disponível; um estábulo. Ela o colocou em uma manjedoura; um comedouro; porque era tudo o que havia. Seguramente, este não era o nascimento que Maria teria planejado para seu filho primogênito.
Mesmo assim, era exatamente o que Deus ordenara. Deus nos mostrou muito sobre seu Reino por meio das circunstâncias que rodearam o nascimento de Seu Filho.
Ele nos mostrou que Jesus é humilde. Jesus nasceu em um estábulo e foi colocado em uma manjedoura. O Rei de toda a Criação, contudo, um começo tão humilde.
Ele nos mostrou que o Reino de Deus é acessível. O Rei não estava escondido em um palácio ou mansão, separado de Seu povo e rodeado de luxo; pastores e homens sábios puderam visitá-Lo.
Ele nos mostrou que podemos confiar na história. Maria teve que confiar na história de Deus. José teve que confiar na história de Deus. Imagine como a história teria sido diferente se Maria e José tivessem demandado um quarto para eles na pousada gritando: ”Este é o Messias, gente! Abram espaço!”. Mas eles não fizeram isso. Eles aceitaram a situação que se encontrava diante deles, confiaram na história de Deus, apesar do quanto o cenário parecia estranho e indesejado.
E, desde uma postura de rendição e o estranho conjunto de circunstâncias, Deus trouxe Seu filho, exatamente como Ele havia planejado.
Podemos confiar na história porque Deus é o autor. O nascimento humilde de Jesus não foi um acidente; foi uma mensagem, um retrato para todos nós de como verdadeiramente é o reino de Deus. Também é um convite para que rendamos nossos planos e ideias de como a história deveria ser e confiemos na confiável mão de Deus em nossas vidas. Podemos confiar em Deus.
ORAÇÃO
Deus, obrigado porque os Teus caminhos são diferentes dos meus.
Às vezes, é difícil aceitar isso, mas é algo bom! Obrigado por enviar Teu Filho e me ensinar tanto sobre o Teu Reino através do Seu nascimento.
Humilde. Acessível.
Tu és digno de toda a minha confiança.
Hoje, escolho confiar em Ti. Em nome de Jesus, amém.
REFLETIR
Como você pode confiar em Deus hoje?
Posso parar de resistir ao caminho pelo qual Ele está me guiando e entregar meus planos.
Posso celebrar a bondade de Deus demonstrada através do nascimento de Seu Filho.
Posso entregar minha vida a Ele.