Então ele se levantou, falou duro com o vento e disse ao lago: — Silêncio! Fique quieto! O vento parou, e tudo ficou calmo.
Marcos 4:39
Com Você na Tempestade
O Mar da Galileia, em Israel, é conhecido por suas tempestades violentas e repentinas. Ventos fortes podem criar grandes ondas que ameaçam os marinheiros, como vemos no livro de Marcos.
Na noite em que os discípulos e Jesus atravessaram o Mar da Galileia, uma tempestade surgiu. Violenta. Repentina. Aterrorizante. E enquanto os discípulos lutavam desesperadamente para manter o barco flutuando, lá estava Jesus, dormindo no barco. Os discípulos o acordaram e perguntaram: “Mestre, não te importas se morrermos?” (Marcos 4:38 NVI)
Essa pergunta pode soar um pouco diferente para você hoje:
“Jesus, não te importa que minha saúde esteja deteriorando?”
“Jesus, não te importa que minhas finanças estejam se esgotando?”
“Jesus, não te importa que meu relacionamento esteja em frangalhos?”
Mas há mais nessa história.
“Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao lago:
― Aquiete‑se! Acalme‑se! O vento se aquietou, e tudo ficou calmo.” (Marcos 4:39 NVI)
Jesus não se juntou a eles no medo. Em vez disso, Ele olhou diretamente para a tempestade e trouxe calmaria. Então, perguntou aos discípulos por que estavam com tanto medo: “Ainda não têm fé?” (Marcos 4:40).
Você já enfrentou um desafio tão grande que ameaçou te esmagar? Pode ser desorientador, aterrorizante, até de partir o coração, quando a tempestade chega e tudo de repente parece sombrio diante de uma força tão forte contra nós.
Mas Deus estava com os discípulos porque Ele se importava com eles. Ele está com você porque se importa com você.
Que tempestade você está enfrentando hoje? Tire um momento para fechar os olhos e imaginar Jesus, sem medo da tempestade, trazendo calmaria a tudo. Ele está com você. Você não está sozinho nesta tempestade.
ORAÇÃO
Jesus, obrigado porque estás comigo aonde quer que eu vá!
Qualquer tempestade que eu enfrente, Tu estás comigo. Tu não tens medo. Posso enfrentar cada tempestade com paz e contança pelo simples fato de que Te importas comigo.
Obrigado. Em Teu nome eu oro, amém.
REFLETIR
Que parte dessa história mais te encoraja?
Jesus foi com os discípulos para o outro lado do mar.
Jesus não teve medo da tempestade.
Jesus acalmou a tempestade com apenas uma palavra.