Porém eu cantarei a respeito do teu poder; de manhã louvarei bem alto o teu amor, pois tu tens sido uma fortaleza para mim, um refúgio nos meus dias de aflição.
Salmos 59:16
Suportando Contratempos
Quando era adolescente, Davi foi ungido como o próximo rei de Israel. Mas em vez de subir ao trono em glória, ele passou anos fugindo do atual rei de Israel naquele momento (seu sogro), que tentava matá-lo repetidas vezes.
Durante esse tempo, Davi clamava à Deus em lamento: ele era honesto em suas conversas sobre sua situação, enquanto mantinha a esperança de que Deus poderia – e iria – restaurá-lo. O Salmo 59 é o resultado de uma dessas conversas.
Os lamentos de Davi o permitiram expressar sua dor, seu clamor por justiça, e lembrar da fidelidade de Deus. Focar na fidelidade de Deus fez com que Davi se lembrasse do caráter Dele, e conhecer o caráter de Deus o ajudou a se apegar à esperança. Por isso ele foi capaz de dizer: “Eu, porém, cantarei sobre a tua força; de manhã, cantarei com alegria o teu amor leal, pois tens sido a minha torre segura e abrigo seguro nos momentos de angústia.” (Salmos 59:16 NVI)
Conversar de maneira honesta com Deus ajudou Davi a reconhecer que, mesmo que sua situação atual não fosse boa, Deus permanecia sendo bom e digno de ser adorado. Davi acreditava que Deus permanecia no controle e que um dia ainda iria contemplar o cumprimento das Suas promessas.
E, um dia, as promessas de Deus se cumpriram. Mas Deus não desperdiçou os anos que Davi passou como fugitivo: ao invés disso, Ele os usou para ajudar Davi a se tornar o líder e guerreiro que Israel precisava.
As adversidades que Davi suportou fortaleceram seu caráter e o prepararam para o seu propósito futuro. Embora as circunstâncias fossem dolorosas, Deus foi fiel.
E Deus pode — e irá — ser fiel em sua vida.
Quando firmamos nossa esperança em Jesus, nunca lamentamos em vão, porque o Deus que agora é, é também o Deus que será para sempre. E Ele está constantemente advogando e atuando em nosso favor. Por isso, não importa o que você enfrente, você pode se apegar a essa esperança: Jesus pode transformar as adversidades e a tristeza em condições para o seu bem e para a glória Dele.
Deus pode pegar a sua dor e usá-la para os Seus propósitos. Ele pode abrir um caminho em meio ao deserto em sua vida. Ele é a sua fonte de força e seu refúgio nos momentos de angústia. Nada é impossível para Deus.
Então, hoje, continue a se aproximar Dele e procure evidências de Sua fidelidade. Enquanto você busca a Deus de maneira intencional, procure formas de adorá-lo como Davi fez.
ORAÇÃO
Senhor, Tu és poderoso e digno de todo o meu louvor! Quando me sinto sobrecarregado, Tu desejas ser o meu apoio. Quando me sinto desanimado, queres me encorajar. Quando me sinto sem esperança e sozinho, me cercas e me proteges. Te louvarei porque és minha fonte de força. Nada é impossível para Ti e Tu lutas por mim. Em nome de Jesus, amém.